TCC: Como elaborar um Projeto de Pesquisa?

Essa é uma das principais dúvidas dos estudantes de direito ao chegar ao final do curso, perdendo, talvez, para a pergunta: “por onde começar a escrever o TCC?”. A palavra-chave aqui é “caminho“. Vem comigo, que não nos perdemos mais.

O Projeto de Pesquisa, etapa preliminar da redação do TCC, é como se fosse um “mapa”, um documento que mostra o caminho a ser percorrido para se chegar ao destino final: o TCC pronto.

  “Projeto de pesquisa é um texto que define e mostra, com detalhes, o planejamento do caminho a ser seguido na construção de um trabalho científico de pesquisa.” (grifei)

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.

Projeto de Pesquisa é um trabalho acadêmico que contém as ideias centrais da pesquisa. A sua finalidade é demonstrar a viabilidade da pesquisa, ou seja, se o caminho traçado pelo projeto é possível de ser percorrido.

Depois de pronto o Projeto de Pesquisa, inicia-se a jornada rumo à conclusão do TCC. Toda vez que o estudante “se perder” no TCC, ou não souber “por onde começar”, basta revisar o Projeto de Pesquisa, que ele indicará o rumo a ser seguido.

O Projeto é composto pelos seguintes itens:

Dados de Identificação do Projeto

  1. Tema
  2. Delimitação do Tema
  3. Formulação do Problema
  4. Hipóteses
  5. Justificativa
  6. Objetivos (Gerais e Específicos)
  7. Embasamento Teórico
  8. Metodologia
  9. Sumário
  10. Cronograma
  11. Referências
Anúncios