TCC: Como elaborar o Problema?

Após definir um tema e fazer a sua delimitação, uma das maiores dificuldades do projeto é a problematização do tema. O problema é a investigação. É geralmente elaborado na forma de uma pergunta, pois será ela que irá nos conduzir ao ponto de chegada: responder à pergunta formulada no problema.

Para elaborar um problema, o aluno precisa ter conhecimento prévio do tema que ele escolheu. Precisa realizar uma análise reflexiva sobre a produção científica da área escolhida, para então propor uma nova investigação, que poderá contribuir ou refutar estudos anteriores sobre aquele assunto.

Um projeto de pesquisa sem problemática é algo “mais do mesmo”: não contribui com nada, não acrescenta nada, apenas diz o óbvio, o que todos já sabem.

Aqui, convém relembrar que o propósito da monografia não é criar uma tese, mas realizar uma investigação, uma produção científica, uma pesquisa sobre determinado assunto.

Para elaborar o problema do seu projeto de pesquisa, pare e pense: dentro do tema que escolhi, vou investigar o quê? Que tipo de acréscimo essa investigação vai trazer para essa área do direito? Qual é a contribuição científica que a pesquisa vai realizar nessa área?

Não se preocupe em elucidar a pergunta do seu problema agora, nem explicar a sua relevância. O motivo pelo qual você está pesquisando aquele assunto será a sua justificativa, a finalidade da pesquisa será seu objetivo geral, e como você vai realizá-la serão seus objetivos específicos e metodologia de pesquisa.

Anúncios