Como compreender o vocabulário jurídico

Ao iniciar a faculdade de direito, é normal que o aluno encontre alguma dificuldade em entender os materiais acadêmicos, que são escritos em linguagem mais técnica e sofisticada. Aqui estão algumas dicas valiosas para ajudar nos estudos.

 

Leia sempre

 Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo.

QUINTANA, Mário. Caderno H. São Paulo: Globo, 2009, p. 66

Só aprendemos palavras novas e estilos de escrita diferentes quando os lemos em algum artigo ou livro. A leitura frequente (e não somente de materiais jurídicos) amplia o vocabulário e traz conhecimento. Leia sempre os livros e materiais indicados pelo seu professor.

 

Pergunte sempre

Não fique com dúvidas. Se você está estudando direito, é porque quer aprender. O professor falou uma palavra em sala de aula que você não conhece? Pergunte o significado. Leu alguma palavra desconhecida? Pergunte para o professor ou procure em um dicionário jurídico o seu significado. O que nos leva à última dica….

 

Consulte um dicionário jurídico

Muitas palavras da língua portuguesa têm significados diferentes para o direito, assim como ocorre em outras áreas do conhecimento. Tenha sempre à mão um dicionário jurídico para consulta. Uma palavra mal empregada pode mudar completamente o sentido daquilo que você quer dizer.

Anúncios